O PROJECTO E O AMBIENTE

A CAL AÉREA E O AMBIENTE

As argamassas executadas com cal aérea só endurecem absorvendo o CO2 da atmosfera, isto é, esta cal fixa no reboco, o CO2 que foi produzido na fábrica, excepto o que resultou da queima do combustível utilizado, que no nosso caso é serradura.

Este diferente processo de endurecimento é facilmente verificado quando constatamos que uma argamassa de areia, água e cal aérea, uma vez encerrada num saco plástico não mais endurece, em nítido contraste com o que aconteceria se tivesse sido utilizado o cimento ou cal hidráulica em substituição da cal aérea.

A cal D.Fradique constitui ela própria, uma solução ecológica já que:

REDUZ o consumo energético no processo de fabrico, quando comparado com o do cimento: a calcinação da pedra calcária produz-se a cerca de 900ºC ao contrário do cimento que necessita para a sua produção de temperaturas superiores a 1400ºC.

RECICLA subprodutos de outras actividades industriais e artesanais que constituem resíduos de difícil eliminação.

REUTILIZAo CO2 presente na atmosfera, constituindo desta forma um purificador do ar no exterior e interior dos edifícios.

As SOLUÇÕES Fradical

A Cal Aérea Hidrófuga em pasta D.Fradique.

O nosso projecto Fradical teve início em 1996 quando o Arqº Quirino da Fonseca foi encarregue de escolher um ligante para as argamassas a utilizar na reabilitação dos edifícios no Castelo de São Jorge em Lisboa. Nasceu assim a Cal Aérea hidrófuga em Pò D.Fradique. Este ligante, que começou por ser utilizado nas obras de reabilitação, é hoje igualmente empregue em obras novas, em exteriores, pelas razões que mais adiante se verão

Esta nossa Cal Aérea contem um subproduto da produção do azeite que confere aos revestimentos com ela executados, cumulativamente os seguintes desempenhos:

Alta impermeabilidade à água no estado líquido e grande permeabilidade ao vapor de água.

Não havendo entrada de água quer por absorção, quer pela fendilhação, a resistência térmica da envolvente exterior do edifício não é diminuída no tempo e permite a utilização de isolamentos térmicos e acústicos com elevada permeabilidade ao vapor de água.

Este comportamento proporciona um elevado nível de conforto no espaço construído e diminui consideravelmente a factura energética.

Esta cal aérea, que no início foi produzida em pó é hoje comercializada exclusivamente em pasta, por razões ambientais e de maior qualidade do produto.

A Cal Aérea Não Hidrófuga em pasta D.Fradique.

Para revestimentos interiores e para argamassas de assentamento desenvolvemos a cal aérea sem o subproduto do azeite, igualmente em pasta.

As Argamassas Ecológicas D.Fradique

Hoje comercializamos estas argamassas com duas composições, uma para Acabamentos e outra para Enchimentos (emboços), esta na variedade Hidrófuga e Não Hidrófuga e que chegam à obra em Big Bags reutilizáveis com cerca de 1,1 ton de produto e estão prontas a ser projectadas após simples introdução de água e aditivo pozolânico, na misturadora ou na máquina de projectar. Refira-se que estas argamassas “prontas” apresentam o mínimo de humidade para não produzirem pó em obra. Pretendemos suprir assim a dificuldade de cumprimento do controlo de qualidade das misturas efectuadas em obra, quer no que toca ás dosagens dos vários componentes da argamassa, quer na escolha de areias de qualidade

O Aditivo Pozolânico em Pó D.Fradique

Um metacaulino, idêntico ao utilizado pelos romanos, uma vez adicionado ás argamassas de Cal Aérea conferem-lhes um maior e mais rápido endurecimento, sem introdução de sais solúveis como aconteceria com a utilização do cimento ou cal hidráulica. A sua utilização em pequenas percentagens nas camadas de enchimento dos revestimentos permite que a camada seguinte se possa executar decorridos cerca de três dias após a anterior sem afectar os bons desempenhos acima referidos.

O Secante Pozolânico D.Fradique

Permite que os encasques apresentem dureza suficiente ao prosseguimento dos trabalhos, no dia seguinte ao da sua execução. Este produto é completamente isento de cimento, gesso, potassa ou outro produto hoje utilizado na obra. Pretendemos responder à necessidade de cumprimento de prazos que não se compadece com os tempos de endurecimento normais da cal aérea.

A Massa Especial de Barramento D.Fradique

A utilização deste produto permite, através de barramento sobre rebocos a fresco, obter superfícies finais lisas, quer em interiores, quer em exteriores.

O PROJECTO

A FRADICAL, Fábrica de Transformação de Cal, Lda. pretende contribuir activamente, para a necessária alteração do panorama actual da arte da construção (deixem-nos designar desta forma exigente e emotiva, este conjunto alargado de acções em que cada um de nós intervêm no desempenho das nossas actividades profissionais).

Julgamos que é no plano cultural, aqui também, que se joga o futuro que como todos sabemos, exige investimento no momento presente para resultados seguramente positivos mas não imediatos.

Se ficássemos por aqui, dir-se-ia que este objectivo seria dificilmente compatível com as exigências decorrentes do funcionamento duma pequena empresa que se quer actual e competitiva.

É neste contexto que, certos de que o futuro se constrói fazendo, agindo e atentamente aprendendo com os restantes intervenientes no mundo da construção, que lhes vimos de alguma forma lançar o desafio para que connosco partilhem alguns momentos do dia a dia da vida profissional que acreditamos seja também pautada pela concretização de idênticos princípios.

Temos a perfeita consciência de que desde há décadas se vem perdendo a relação da cal com a construção. Quantos pedreiros em actividade fizeram alguma vez uma argamassa de cal?

Mas por outro lado sabemos que os vários agentes no mundo da construção, com natural destaque para os promotores e arquitectos, responsáveis pela edificação enquanto instrumento de qualificação urbana e pessoal, têm vindo a exigir uma nova dimensão para o papel até agora desempenhado por este ligante.

Esta nova atitude tem igualmente sido assumida por um número cada vez maior de Autarquias Locais e Departamentos da Administração Central, quer na reabilitação, quer nas obras novas, o que cremos traduz um crescente grau de exigência da população em geral e das suas elites em particular.

A permeabilidade ao vapor de água
A capacidade de absorção do CO2 (purificador do ar)
O elevado grau de impermeabilização dos revestimentos
A total ausência de fendilhação por retracção restringida
A praticamente nula absorção de água por capilaridade
A relação táctil e visual,  únicas destes rebocos

São algumas das características que fazem com que as argamassas executadas com os nossos produtos, tenham na construção de alvenarias e de revestimentos interiores e exteriores, um resultado final de excelência.

A adequada utilização destas argamassas proporciona uma óptima relação qualidade/preço e responde ás cada vez mais imprescindíveis exigências de rentabilidade e cumprimento de prazos, implicando tão só uma adaptação da organização do processo de trabalho.

A FRADICAL posiciona-se como uma empresa em que uma das suas mais valias é, sempre que necessário, o acompanhamento técnico em obra, procurando assim garantir não só a resposta a qualquer dúvida in loco, como a mais correcta aplicação do nossos produtos.

Privilegiamos a abordagem das nossas soluções de revestimentos e argamassas para alvenarias no contexto mais geral de um conjunto alargado de componentes:

Que drenagens superficiais?

Que drenagens em profundidade?

Que ventilação das fundações?

Que tipo de tintas?

Só assim poderemos contribuir para uma solução adequada e de qualidade.