A Cor e os Revestimentos Efetuados com
Cal Aérea Hidrófuga e Não Hidrófuga

(Uma solução optimizada na nossa relação com o ambiente)

A execução de revestimentos exteriores (emboços e rebocos) com a Cal Aérea Hidrófuga D.Fradique é por nós entendida como uma contribuição decisiva para a obtenção de um alto desempenho, proporcionando um elevadíssimo grau de impermeabilidade à água no estado líquido, associada a uma alta permeabilidade ao vapor de água e uma ausência de fissuração por retracção restringida.

Recomedamos a Cal Aérea Não Hidrófuga D.Fradique para revestimentos interiores.

Se atendermos a que o endurecimento deste ligante, como o de qualquer cal aérea, se processa exclusivamente por absorção de CO2 da atmosfera e que a resistência térmica da envolvente que o contem não diminui no tempo em resultado da absorção de água, julgamos suficientemente justificado o subtítulo desta nota.

Importa assim que as soluções de cor estejam em plena harmonia com o revestimento pelo que, consideramos indispensável que não diminuam o grau de permeabilidade deste ao vapor de água e ao CO2.

Não devem portanto formar qualquer película, devendo em rigor vir a fazer parte do revestimento.

Qualquer película exterior, para além de fazer diminuir a permeabilidade ao vapor de água, não permite a progressão do endurecimento para o interior do reboco já que lhe impede igualmente o acesso do CO2.

Assim são completamente desaconselháveis as membranas e inconvenientes as soluções de tinta texturada e plástica.

Que soluções adoptar?

Tintas de silicato
Quando se pretenda uma cor de catálogo, aconselhamos a aplicação de tinta de silicato.

Outras tintas
Consideramos igualmente aconselháveis as tintas com alta permeabilidade ao vapor de água, nomeadamente tintas de base de cal.

Reboco com a cor natural
A cor natural, intermédia entre o branco da cal e a cor da areia, pode ser mantida através de adequado sistema de aplicação de protectores incolores.